terça-feira, 13 de outubro de 2009

North





Florescente aldeias agrícolas e comunidades, os picos montanhosos, off-shore ilhas e uma paisagem em formação faz o Norte da Islândia um mundo exclusivo.
Na parte ocidental da região as forças vulcânicas não estão mais ativas e desde o final da Idade do Gelo a paisagem tem sido moldada por rios em colinas suaves intercaladas com alguns dos mais belos rios da Islândia.
Em ambos os lados Eyjafjörður existem edifícios altos, a erosão marinha tem criado falésias esplêndidas. Nesta área é popular os caminhantes de montanha.


O Sol da Meia Noite é um espectáculo extraordinário nestas latitudes setentrionais: em torno do solstício de verão, o sol afunda-se a tocar o horizonte antes de voltar a subir em tons de tirar o fôlego de vermelho e dourado.
Mais ao leste, outras forças estão em ação: os fluxos de lava fresca, fissuras e sulcos são indícios de atividade vulcânica recente. É apenas um pouco mais de vinte anos desde a última erupção na área adjacente ao geotérmica MT. Krafla, e os distúrbios na terra continua.
Nos tempos antigos, uma inundação catastrófica glacial esmagado por rocha para arrancar o cânion do rio Jökulsá á Fjöllum e o enorme vale afundado Asbyrgi, que agora formam um magnífico Parque Nacional. Basta uma curta distância, é o belo Lago Myvatn, famosa pela sua pitoresca paisagem natural, a atividade geotérmica, e de aves únicas.
A maioria das áreas de planície foram habitadas desde tempos imemoriais pelos agricultores e pescadores. Nos últimos tempos, lugares remotos, como a região leste de Eyjafjörður e Melrakkaslétta e Langanes no extremo nordeste, tornaram-se em grande parte desabitado, mas continuam a ser populares entre os viajantes em busca de paz e natureza intocada.
Serviços turísticos na região refletem aspectos da história local e as formas de vida. Em Húnavatnssýsla Skagafjörður os visitantes podem ver os sites de muitos eventos importantes no clássico sagas islandesas. Focas podem ser observadas em jogo; o centro selo Selasetur em Hvammstangi é um excelente lugar para se ganhar a introspecção em focas e seu modo de vida.
A baía Skjálfandi e Húsavík é o lar de um museu da baleia. Na primeira metade do século 20, o "Herring Boom" trouxe prosperidade sem precedentes para muitos islandeses, e a atmosfera desses tempos é recriada em Siglufjörður, numa das principais portas de arenque do tempo. Outro destino interessante é Hafíssetur, onde está a exposição de gelo na Blönduós,os visitantes podem aprender sobre o "antigo inimigo da terra" através de um gráfico e uma exposição de texto.
Ao longo dos séculos, os islandeses basearam-se no cavalo para todos os transportes e trabalho agrícola, e Skagafjörður é especialmente famosa pelos seus cavalos e tradições equestres, passeios a cavalo estão disponíveis em todo o norte. Skagafjörður também oferece as emoções do rafting em rápidos, e no Centro de Emigração islandês Hofsós, podem aprender sobre a emigração para o Novo Mundo no século 19, quando 20% da população parte para o oeste em busca de uma vida melhor.
A Capital do Norte é Akureyri, um centro de educação, cultura e serviços em Eyjafjörður fiorde. Akureyri tem um programa de verão repleta de eventos, artes, entretenimento e atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário